Aula 1.7: Estruturas de decisão #LTCode

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Resolução do #Desafio_6:

Algoritmo "triangulo"
Var
L1, L2, L3 : Inteiro
Inicio
Escreval ("Este programa mostra se os valores inseridos são de um triângulo equilátero")
Escreva  ("Digite o valor do primeiro lado: ")
Leia     (L1)
Escreva  ("Digite o valor do segundo lado: ")
Leia     (L2)
Escreva  ("Digite o valor do terceiro lado: ")
Leia     (L3)
Resultado <- (L1 = L2) e (L2 = L3) //Sendo L1 = L2 então não precisamos fazer L1 = L3
Escreva  ("O resultado para este triangulo equilátero é: ",Resultado)
Fimalgoritmo

Hoje vamos aprender a construir uma estrutura de decisão no visualg utilizando "Se Simples".

Em algum momento do seu código talvez você terá que tomar uma decisão, assim devemos utilizar as estrutura de decisão. Vamos então utilizar a estrutura "Se", "Entao" e "Senao" confira um exemplo abaixo:

Faça um algoritmo que imprima na tela SE o número for maior que 50:
O que estiver de laranja é nossos comentários

Var
// Seção de Declarações das variáveis 
N, resultado: real

Inicio
// Seção de Comandos
Escreval ("Este programa imprime na tela se o número for maior que 50")
Escreva  ("Digite um numero: ")
leia     (N)
Se (N>50) entao // aqui SE a condição (N>50) for verdadeira ENTAO ...

Escreval ("O número", N, " é maior que 50"// ... irá imprimir N
fimse // aqui indicamos o fim da estrutura de decisão

Fimalgoritmo


Caso você escreva o código em seu visualg e executar ele, vai notar que se o número for maior que 50 vai aparecer o número na tela e caso não for maior, então o programa vai encerrar ali mesmo. A estrutura apresentada acima é chamada de "Se simples" pois existe apenas uma opção e caso essa opção não seja verdadeira então o programa termina. 

Vamos melhorar seu programa utilizando "Se composto", com ele se a condição não for verdadeira ele vai retornar algo. Confira:

Var
// Seção de Declarações das variáveis 
N, resultado: real

Inicio
// Seção de Comandos
Escreval ("Este programa imprime na tela se o número for maior que 50, se não ele retorna uma mensagem")
Escreva  ("Digite um numero: ")
leia     (N)
Se (N>50entao

Escreval ("O número", N, " é maior que 50")
Senao // caso a condição anterior seja falsa...
Escreval ("O número", N, " é menor ou igual a 50") //irá retornar essa mensagem
fimse
Fimalgoritmo

É isso, SE tiver entendido ENTAO parabéns SENAO leia a aula novamente, fimse.

#Desafio_7: Elabore um algoritmo que lê uma nota e indique a situação do aluno. Se a nota obtida for de 7 a 10 o aluno estará aprovado, se for de 4 a 6.9 o aluno estará de recuperação e menor que 4 o aluno foi reprovado.

Use sua lógica e comente abaixo como ficou seu pseudocódigo, na próxima aula você poderá comparar a solução.

>> Próxima aula, 
clique aqui
Aula 1.7: Estruturas de decisão #LTCode Aula 1.7: Estruturas de decisão #LTCode Reviewed by Unknown on março 18, 2017 Rating: 5

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